terça-feira, 31 de julho de 2012

CD – Flávio Guimarães – Little Blues


Um dos melhores discos de blues nacional que eu conheço, esse trabalho solo do gaitista carioca Flávio Guimarães do Blues Etílicos acompanhado por alguns dos seus companheiros de banda e com convidados especiais como Ed Motta, Sugar Blue, Frejat e Paulo Moura. Conheço esse disco há muito tempo, mas só fui comprá-lo ano passado pois era um item meio sumido nas lojas de discos tradicionais e que foi relançado 15 anos depois do lançamento. Ainda assim só encontrei numa loja especializada em gaitas no bairro do Embaré em Santos chamada Harmonica Master (se vc é gaitista, tem que ir lá).

Falando do disco em si, tecnicamente ele é perfeito, até pela qualidade dos músicos que estão presentes aliado ao repertório que, além de composições próprias tem alguns clássicos do Blues como Baby Please Don’t Go e o tradicionalíssimo Hoochie Coochie Man e ainda um grande clássico do JAZZ, Take Five. De cara o disco abre com Telephone Blues e Take Five, a primeira um blues bem tradicional, já a segunda é um JAZZ instrumental numa versão um pouco mais blueseira tocada na gaita cromática assim como a seguinte Blues Jam for Charlie.

Na faixa 4 temos a participação de Ed Motta nos vocais de Honest I Do que ficou excelente já que ele não abusa tanto dos solos vocais concentrando mais no vocal propriamente dito. Mais adiante temos a rápida e swingada Free Delay, Hoochie Coochie Man provavelmente o blues mais regravado da história que aparece aqui numa versão bem moderna seguida pela ótima Sick and Tired. Surfing é outra ótima faixa instrumental que antecede outro clássico, Baby Please Don’t Go e mais adiante uma bem conhecida da MPB, Na Baixa do Sapateiro.

Fecham o CD mais três músicas instrumetais, Tin Sandwich Swing e Russo’s Blues, mais voltadas para o JAZZ e Blues pra Márcia encerrando o disco no Blues propriamente dito. Um disco para os amantes do Blues e gaitistas em geral, ideal para que gosta também de um som mais instrumental já que nem todas as faixas têm vocais. Recomedo!

Lista de músicas:
01. Telephone Blues
02. Take Five
03. Blues Jam for Charlie
04. Honest I Do
05. Blue Stu
06. Free Delay
07. Hoochie Coochie Man
08. Sick and Tired
09. Surfing
10. Baby Please Don’t Go
11. Hand Jive
12. Na Baixa do Sapateiro
13. Tin Sandwich Swing
14. Russo’s Blues
15.
Blues pra Márcia

Onde: Harmonica Master – Av. Dr. Epitácio Pessoa, 172 lj 40, Santos-SP
Quanto: R$17,00

Capa do CD:
Flávio Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário