domingo, 22 de julho de 2012

CD – Prince - 1999


Lançado em 1982, esse disco precedeu o aclamado Purple Rain e é um dos maiores sucessos da carreira do cantor e multi-instrumentista americano Prince Rogers Nelson. 1999 é o 5º álbum de Prince lançado na época como LP duplo e que começou a alçá-lo para o estrelato do mundo Pop e  faz parte da lista dos 200 álbuns definitivos do Rock n’ Roll Hall of Fame.

A voz metálica e computadorizada do começo do disco já mostra que o que vem a seguir é um disco moderno de Pop/Rock/R&B que soa atual até hoje. Com uma formação que já contava com alguns músicos que formariam posteriormente a banda Revolution como Lisa Coleman, Prince abre o disco já com a faixa título numa versão de mais de 6 minutos de guitarras e sintetizadores, marca registrada do rock nos anos 80.

Seguindo o estilo da faixa inicial vem outros 2 singles de sucesso, Little Red Corvette e Delirious, essa útlima com uma melodia de teclado que fica na cabeça por um bom tempo. Nessa época Prince já demonstrava não ligar muito para os padrões, as 3 músicas seguintes; Let’s Pretend We’re Married, D.M.S.R. e Automatic duram 7:22, 8:18 e 9:28 minutos respectivamente. Dá pra perceber porque virou um disco duplo! Todas elas bem no estilo Pop/Dance que ele tocava na época com as linhas de baixo cheias de groove e abusando dos teclados e sintetizadores, sem contar é claros, seus gritinhos característicos.

As faixas seguem nesse estilo até o fim, sem muitas mudanças. Free é uma balada típica com batida lenta e bem marcada e vocal suave. Lady Cab Driver é última das músicas longas com mais de 8 minutos de duração e muito swing nas linhas de baixo. Fecham o CD All the Critics Love New York e International Lover, outra balada cantada com o característico falsete de Prince. Ótimo disco, principalmente para quem já passou dos 30! Recomendo!

Lista de Músicas:
01 - 1999
02 – Little Red Corvette
03 - Delirious
04 – Let’s Pretend We’re Married
05 – D.M.S.R.
06 - Automatic
07 – Something in the Water
08 - Free
09 – Lady Cab Driver
10 – All the Critics Love U in New York
11 – International Lover

Onde: CD Bar – Av. Padre Antonio José dos Santos, 898 – Brooklin – SP
Quanto: R$15,00

Capa do CD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário