quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Especial LP – The Beatles – White Album – duplo


Lançado há 44 anos em 22 de novembro de 1968, o disco cujo nome era simplesmente The Beatles, mas que acabou sendo mundialmente conhecido como “White Album” por ter uma capa toda branca com o nome da banda escrito em alto relevo. O LP duplo com 30 músicas, mostra os Beatles desfilando uma variedade de estilos desde o Country com Rocky Raccoon até o Heavy Metal com Helter Skelter.

Disco I

O disco começa com Back In The U.S.S.R. de Paul falando sobre a beleza das mulheres soviéticas seguida pela bela Dear Prudence de John e a agitada Glass Onion. Segue o lado A com Ob-La-Di, Ob-La-Da, tida por muitos como a música mais chata dos Beatles e Wild Honey Pie com apenas 1 minuto de duração. Fecham o primeiro lado The Continuing Story of Bungalow Bill, a épica While My Guitar Gently Weeps de George com solo executado por Eric Clapton e Happines Is A Warm Gun, que começa como uma balada e depois entra num Blues meio rasgado indo assim até o final.

No lado B começamos com Martha My Dear que é a típica música de Paul, com andamento alegre no piano e acompanhamento de cordas e metais seguida de I’m So Tired, outra balada muito bonita cantada por John. Na sequência duas músicas que falam de animais, a bela Blackbird, com Paul no vocal e no violão, assim como fizera em Yesterday seguida pela animada Piggies. Rocky Raccoon é uma ótima balada Country cantada por Paul com uma história tipicamente de faroeste com direito a gaita de John, que não se ouvia desde os tempos de Love Me Do acompanhada Why Don’t We Do It In The Road. Fecham o disco duas ótimas baladas com I Will e Julia, música de John dedicada a sua mãe.

Disco II

Começando o disco 2 duas das músicas que eu mais gosto, Birthday, e Yer Blues, esta segunda inclusive tem uma versão muito boa no filme Rock n’ Roll Circus dos Rolling Stones com John tocando ao lado de Keith Richards e Eric Clapton. Mother’s Nature Son vem em seguida para quebrar um pouco o ritmo com sua levada lenta de violão e o vocal agradável de Paul. O Rock mais rápido volta em Everybody’s Got Something to Hide Except for Me and My Monkey seguido de outra balada com Sexy Sadie. O lado A fecha com a pesadíssima Helter Skelter, que é praticamente o prenúncio do Heavy Metal, que fica registrado no grito de Ringo “I got blisters on my fingers!” algo como “Estou com bolhas nos dedos” depois de repetir a mesma batida pesada mais de 10 takes seguidos e Long, Long Long.

O último lado desse clássico começa com um dos grandes hits da banda nesse período e talvez a mais famosa de todo o álbum com Revolution, numa versão mais leve do que a apresentada na coletânea “azul” que saiu como lado B em algum compacto da época, talvez de Hey Jude. Honey Pie é outra de Paul, no mesmo estilo da Martha My Dear seguida de Savoy Truffle e mais uma boa balada com Cry Babay Cry. Fecham o disco a polêmica e estranha Revolution 9, de John (e Yoko) e a canção de ninar Good Night.

Não sei se é possível eleger um disco como “o melhor” dos Beatles, mas esse é sem dúvida um dos principais. Não canso de escutá-lo e parece que a cada audição percebo alguma coisa nova! Tenho o LP que herdei do meu pai e recentemente comprei em CD a versão nova, remasterizada com vídeo-documentário e encarte especial. Esse disco não é recomendação, é obrigação!

Lista de Músicas:

Disco 1
Lado A
01 – Back in the U.S.S.R.
02 – Dear Prudence
03 – Glass Onion
04 – Ob-La-Di, Ob-La-Da
05 – Wild Honey Pie
06 – The Continuing Story of Bungalow Bill
07 – While My Guitar Gently Weeps
08 – Happines Is A Warm Gun
Lado B
09 – Martha My Dear
10 – I’m So Tired
11 – Blackbird
12 – Piggies
13 – Rocky Raccoon
14 – Don’t Pass Me By
15 – Why Don’t We Do It In The Road
16 – I Will
17 – Julia

Disco 2
Lado A
01 – Birthday
02 – Yer Blues
03 – Mother Nature’s Son
04 – Everybody Got Something To Hide Except For Me and My Monkey
05 – Sexy Sadie
06 – Helter Skelter
07 – Long, Long, Long
Lado B
08 – Revolution 1
09 – Honey Pie
10 – Savoy Truffle
11 – Cry Baby Cry
12 – Revolution 9
13 – Good Night

Onde: Saraiva Ibirapuera (CD)
Quanto: R$49,90

Capa do Disco


Nenhum comentário:

Postar um comentário