quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CD – Lou Reed & Metallica – Lulu (Duplo)


Uma união inusitada. Isso é o mínimo que se pode dizer do projeto entre Lou Reed e o Metallica, com o disco Lulu, CD duplo com letras de Reed e a música dele junto com James, Lars e Cia. O disco é baseado em peças artista expressionista alemão Frank Wedekind e do escritor Edgar Allan Poe e foi lançado em novembro de 2011. A mistura do estilo de Reed e o peso do Metallica resultou num disco diferente, com um instrumental pesado e um vocal lento e arrastado, quase como se declamasse um poema.

Disco I

O 1º disco começa com Brandenburg Gate, com um começo lento apenas com violão e a voz grave de Reed falando calmamente até entrar o instrumental pesado com os vocais de Hetfield de fundo numa das poucas vezes que se ouve a voz do vocalista no disco. The View começa na bateria e o vocal entra junto com os outros instrumentos num riff lento e pesado ficando mais rápida no final enquanto Pumping Blood lembra muito o Metallica dos velhos tempos quando a banda entra após a introdução de violinos.

Na sequência, Mistress Dread é a faixa mais rápida de todas com uma batida alucinante e as guitarras a mil, só o vocal que destoa seguindo na mesma linha mais falada do que cantada propriamente dita, não sei se isso faz parte do conceito do disco, se é o estilo de Lou Reed cantar, ou as duas coisas. Fecham do disco 1 Iced Honey, com uma pegada um pouco mais Hard Rock muito boa e Cheat On Me com mais de 11 minutos de duração, e outra em que a voz de James Hetfield se faz presente.

Disco II

O disco 2 vem com as 4 faixas mais longas de todo o CD com quase 50 minutos de música dos quais 30 estão nas duas últimas. Frustation começa com ruídos que lembram um velho rádio com estática para de repente entrar um riff muito pesado, bem ao estilo Black Sabbath seguida por Little Dog, balada lenta tocada no violão e com o vocal declamado de Reed durante toda a música.

Fechando o 2º disco temos Dragon e Junior Dad, a primeira alternando momentos sonolentos com outros mais pesados mudando a dinâmica da música constantemente enquanto a segunda é bem lenta e com a maior parte dos seus 19 minutos ficando apenas no instrumental.

Encontrei no Extra por um preço ótimo, principalmente por se tratar de um disco duplo. Na iTunes Store também encontra com um valor razoável, mesmo em dólar, mas ainda assim mais caro do que os R$9,95 que eu paguei! Um disco diferente do que o que se esperaria ouvir se tratando do Metallica, se você é muito fã da banda pode se decepcionar um pouco, mas vale a pena ouvir com atenção, eu gostei!

Lista de músicas:

Disco 1
01. Brandenburg Gate
02. The View
03. Pumping Blood
04. Mistress Dread
05. Iced Honey
06. Cheat On Me
Disco 2
07. Frustration
08. Little Dog
09. Dragon
10. Junior Dad

Onde: Extra Morumbi
Quanto: R$9,95 

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário