quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Especial LP/K7 – Iron Butterfly – In-A-Gadda-Da-Vida


Hoje vou falar de um disco que escuto desde a minha infância e que considero um dos melhores discos de Rock de todos os tempos, o clássico In-A-Gadda-Da-Vida da banda americana Iron Butterfly liderada por Doug Ingle. Esse foi um dos discos que me fez virar roqueiro! A banda que surgiu na cena do Rock Psicodélico dos EUA no final dos anos 60 apresenta um estilo ao mesmo tempo pesado e progressivo com seus riffs de guitarra aliados aos efeitos de órgão/teclado.

Lado A

O disco tem apenas 6 músicas, sendo que 5 delas estão no lado A, deixando outro lado do LP exclusivamente para a faixa que da nome ao disco. Abrimos com Most Anything That You Want, música mais tranquila recheada de melodias de teclado e uma guitarra distorcida dando o tom do que vem a seguir com Flowers and Beads uma música que é a cara do movimento Flower Power da época. Continuamos com My Mirage e Termination que seguem a mesma linha das anteriores para fechar o lado com Are You Happy, talvez a faixa mais pesada desse lado do disco.

Lado B

Como disse antes, o lado B é inteiro dedicado à faixa título, cujo nome esdrúxulo tem uma explicação; o título era para ser In The Garden Of Eden, mas o ritmo da música aliado ao alto teor de drogas consumidas pelo vocalista o impedia de falar a frase corretamente, ficando então o famoso In-A-Gadda-Da-Vida. A música com mais de 17 minutos de duração começa com uma introdução quase fúnebre de órgão para depois entrar o resto dos instrumentos com um ótimo riff de guitarra e vocal característico de Ingle. Depois do início cantado entra uma sucessão de solos de guitarra, teclado e bateria que consomem boa parte da música para apenas nos minutos finais voltar ao riff e ao vocal fechando a música, e consequentemente o disco.

Tive uma fita cassete que roubei do meu pai e que escutei durante muito tempo até conseguir encontrar em LP, numa loja da Galeria do Rock. Esse é um disco relativamente raro aqui no Brasil, as cópias em LP normalmente são muito caras assim como os CDs, que só existem importados. De qualquer forma, vale a pena comprar se encontrar, além de raro é um dos melhores discos de Rock que eu já ouvi! Recomendo!

Lista de músicas:
Lado A
01. Most Anything That You Want
02. Flowers and Beads
03. My Mirage
04. Termination
05. Are You Happy
Lado B
06. In-A-Gadda-Da-Vida

Onde: Galeria do Rock
Quanto: R$15,00

Capa do LP

Nenhum comentário:

Postar um comentário