terça-feira, 19 de março de 2013

CD – Made In Brazil – Acervo Especial (coletânea)


Uma das primeiras bandas de Rock Nacional surgida em SP no final dos anos 60, o Made In Brazil dos irmãos Osvaldo e Celso Vecchione é um dos grupos mais influentes do rock brasileiro, sobrevivendo ao passar dos anos com várias formações, a banda é responsável por alguns clássicos, sendo (provavelmente) o maior deles A Minha Vida é Rock n’ Roll, que posteriormente foi regravada pela banda das Velhas Virgens.

Nessa coletânea da série Acervo Especial lançada originalmente em 1994, aparecem 14 sucessos do Made in Brazil englobando músicas dos 4 primeiros discos da banda lançados entre os anos 70 e começo dos 80. Influenciados pelos grandes do Rock como Rolling Stones e The Animals e do Blues como Muddy Waters e Howlin’ Wolf, eles começaram com uma banda cover cantando os sucessos da época até começarem a escrever suas próprias letras em português em composições próprias.

O disco começa com a faixa título do segundo LP da banda, Jack, O Estripador, com um riff bem Hard Rock acompanhado de metais e com a letra contando a história do lendário assassino de Whitechapel. Anjo da Guarda é bem parecida com Burning Love, do Elvis na introdução para depois entrar num rock básico e direto enquanto Amanhã é Um Novo Dia é um Blues bem chorado com gaita e piano com um começo lento que depois muda para uma balada rock romântica para, só no final aumentar o ritmo terminando em fade.

O Rock de São Paulo vem com um estilo mais voltado para o Country, mostrando toda a versatilidade da banda, Os Bons Tempos Voltaram volta ao Blues numa batida lenta acompanhada de gaita e uma guitarra com slide dando um toque interessante à música. Seguimos com Tudo Bem – Tudo Bom, uma música com mais cara de anos 70, um pouco mais pesada que as anteriores tanto no riff quanto no vocal e a faixa seguinte vem com um hino sobre a própria banda com Uma Banda Made in Brazil e seu refrão clássico “Essa é uma banda Made in Brazil, só pra tocar Rock n’ Roll!”.

A segunda metade da coletânea começa com o maior clássico da banda, Minha Vida Rock é Rock n’ Roll, hit que posteriormente ganhou uma versão do Velhas Virgens com a participação do próprio Osvaldo acompanhada de uma versão inusitada do clássico de Ary Barroso, Aquarela do Brasil. Na sequência, Vou Te Virar de Ponta Cabeça vem com um riff bem hard e carregado de distorção seguida de Comendo a Poeira da Estrada, outro Blues bem tradicional e Gasolina, um rock clássico e rápido!

Fechando o CD, uma versão inusitada de um hit do Yardbirds A Certain Girl, que na versão em português do Made ganhou o nome de Mickey Mouse, a Gata e Eu e por último, um hino à cidade de São Paulo com Paulicéia Desvairada, um rock ao estilo clássico dos anos 60 com um andamento rápido levado pela bateria, sax e piano encerrando a compilação com chave de ouro! Um disco que é um documento histórico sobre as origens do rock nacional, não sei se ainda é possível encontrar essa ou alguma outra coletânea do Made in Brazil, mas vale a pena! É Rock na cabeça!

Lista de músicas:
01. Jack, O Estripador
02. Anjo da Guarda
03. Amanhã é Um Novo Dia
04. O Rock de São Paulo
05. Os Bons Tempos Voltaram
06. Tudo Bem – Tudo Bom
07. Uma Banda Made in Brazil
08. Minha Vida é Rock n’ Roll
09. Aquarela do Brasil
10. Vou Te Virar de Ponta Cabeça
11. Comendo a Poeira da Estrada
12. Gasolina
13. Mickey Mouse, a Gata e Eu
14. Paulicéia Desvairada

Onde: TOP Discos – Gonzaga, Santos
Quanto: R$7,90

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário