quinta-feira, 13 de junho de 2013

CD - Black Sabbath – 13 (lançamento)

Em primeira mão no colecionarock o review do novo disco do Black Sabbath, 13 que está chegando às lojas hoje, mas que estava disponível para audição no iTunes desde a semana passada. O disco é o primeiro de estúdio com OzzY desde Never Say Die que culminou com a saída do vocalista em 1979. O disco deveria contar com toda a formação original, mas por problemas pessoais o baterista Bill Ward desistiu da reunião sendo substituído pro Brad Wilk, que se juntou a OzzY Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler para a gravação do álbum produzido pelo renomado Rick Rubin.

O disco começa bem pesado com a faixa End Of The Begining num riff que começa rápido e depois muda para um dedilhado muito semelhando à música Black Sabbath do 1º disco até a entrada do vocal de OzzY, também lento inicialmente e que cresce junto com a música em alguns pontos ficando mais rápida do meio para o final. A segunda faixa, God Is Dead teve um post exclusivo assim que o single foi lançado (veja aqui), portanto não vou entrar em detalhes dessa faixa.

Loner é mais uma faixa pesada e com um ritmo bem cadenciado no baixo de Geezer acompanhado do vocal de OzzY e uma batida firme de Wilk e um ótimo solo de Iommi. A voz de OzzY soa muito bem nessa música! Zeitgeist começa acústica com o violão acompanhado um vocal super distorcido num ritmo bem lento, numa bela balada rock com um solo que lembra muito Planet Caravan. Na sequência Age Of Reason volta com os riffs que Iommi parece fabricar com uma facilidade assombrosa e mais uma vez um ótimo vocal de OzzY, para contrariar os que insistem em dizer que ele está acabado.

Live Forever segue a mesma linha das faixas anteriores, até com um andamento um pouco mais rápido e uma bateria que lembra muito o estilo de Bill Ward quando ele estava no auge em mais um ótimo trabalho de Brad Wilk. Fechando o CD temos Damaged Soul, uma faixa típica do Sabbath com riff lento, pesado e arrastado com um solo magnífico de gaita e Dear Father. O disco 2 ainda conta com as faixas extras Methademic, Peace Of Mind e Pariah.

A banda cumpre o que prometeu lançando um disco fiel ao som que a consagrou nos anos 70, só que com uma sonoridade obviamente mais moderna. Quanto à bateria, Brad Wilk não deixa nada a dever em relação à Ward, que há anos vem lutando contra seus problemas de saúde e o eterno alcoolismo e não consegue se comprometer com a banda assim como já tinha acontecido em reuniões anteriores. Não sei se este será o último disco do Sabbath, mas se for, fará jus ao legado da banda e encerrará com chave de ouro a história da uma das maiores bandas da história do Rock! Recomendadíssimo!

Lista de músicas:
1- End Of The Begining
2- God Is Dead
3- Loner
4- Zeitgeist
5- Age Of Reason
6- Live Forever
7- Damaged Soul
8- Dear Father
CD Bônus
9- Methademic
10- Peace Of Mind
11- Pariah

Onde: Saraiva Shop. Plaza Sul

Quanto: R$33,90

Capa do CD

OzzY, Tony & Geezer

Nenhum comentário:

Postar um comentário