segunda-feira, 17 de junho de 2013

Especial LP – Paul McCartney – Tug Of War

Gravado em 1982, esse disco é marcado pela parceria entre Paul e Stevie Wonder, que além da faixa que se tornou sucesso na época Ebony And Ivory, também colaborou em outras músicas do disco, que teve a produção a cargo de George Martin e Geoff Emerich que produziram os álbuns dos Beatles (menos Let It Be) nos anos 60.

Lado A

O disco começa com a faixa título, uma balada de violão e voz com Paul fazendo um vocal suave e com uma leve orquestração de fundo acompanhada de um coral que aparece em alguns momentos, ficando mais pesada no final. Take It Away começa com a bateria e o baixo fazendo um swing quase Reggae para depois entrar numa batida mais rock indo assim até o final seguida por Somebody Who Cares, outra ótima balada no melhor estilo McCartney.

What’s That You’re Doing mostra a primeira participação de Wonder no vocal junto com Paul numa faixa meio Disco bem swingada. Here Today e a música mais bela do disco com pouco mais de 2 minutos, escrita por Paul após a morte de John em homenagem ao ex-parceiro dos Beatles. O lado termina com Ballroom Dancing, uma típica música de Salloon.

Lado B

Abrindo o outro lado do disco temos The Pound Is Sinking, uma música mais densa e até pesada no início para depois mudar para um andamento mais alegre no decorrer da faixa acompanhada por Wanderlust outra balada bem executada com voz, bateria e piano. Get It é um Country, que também conta com a participação de Steve Wonder no vocal.

Be What You See é uma introdução de 30 segundos para a ótima Dress Me Up as a Robber com seu naipe de metais e uma levada meio funk na guitarra deixando a música com uma cara meio R&B. Fecha o LP a faixa que fez mais sucesso do disco (senão a única) com Ebony and Ivory, que ficou conhecida pelo videoclipe que tinha Paul e Steve cantando juntos e tocando piano numa bela interpretação de ambos.

Tenho esse LP desde criança quando escolhi uma vez numa antiga (e extinta) loja de discos na Av. Paulista. Me lembro de ter uns 8 anos de idade na época, e como já gostava de Beatles, acabei escolhendo esse disco ao invés de qualquer outro LP de música infantil que uma criança da minha idade normalmente escolheria. Acho um disco muito bom, apesar de não ser dos mais famosos da carreira solo de Paul, mas vale a pena ser ouvido com atenção. Recomendo!

Lista de Músicas:            
Lado A
01 – Tug Of War
02 – Take It Away
03 – Somebody Who Cares
04 – What’s That You’re Doing
05 – Here Today
06 – Ballroom Dancing
Lado B
07 – The Pound Is Sinking
08 – Wanderlust
09 – Get It
10 – Be What You See
11 – Dress Me Up As Robber
12 – Ebony And Ivory

Onde: N/A

Quanto: N/A

Capa do LP

Nenhum comentário:

Postar um comentário