sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CD – Santana – Shape Shifter

Último disco do guitarrista mexicano Carlos Santana, um dos mestres da guitarra que mesclou o rock com as batidas e melodias latinas, Shape Shifter traz de volta o “antigo” Santana, conhecido por seus discos instrumentais. Após experimentar o auge do sucesso com os álbuns Supernatural (vencedor de 8 Grammys) e Shaman, em que o guitarrista convidou vários famosos para assumirem os vocais, Santana volta ao instrumental nesse disco que mescla além dos elementos latinos, um pouco de música indígena e até estilos mais pesados.

Começamos com a faixa que dá nome ao CD, com uma introdução lenta num estilo de música indígena, até com um vocal estilo “dança da chuva” durante quase um minuto quando o ritmo começa a aumentar já numa batida mais latina até que com 1 minuto e meio a música embala com os solos característicos de Santana e um riff até pesado acompanhado de bumbo duplo. Dom começa no teclado, num andamento clássico enquanto os solos preenchem a melodia depois virando uma batida mais voltada para o Pop Latino seguida por Nomad, com um instrumental mais pesado.

Melatron já muda novamente o estilo para um rock mais melódico com uma balada recheada de solos competentes e batida marcante enquanto a faixa seguinte, Angelica Faith, mostra um Santana mais tradicional, com o rock latino de antigamente. Never The Same Again segue o mesmo estilo, com um solo chorado de violão antes de entrar uma batida bem Pop sempre com os solos de guitarra em destaque. Já In The Light Of A New Day volta para o estilo mais balada.

Spark Of The Divine é um take de apenas 1 minuto servindo como introdução para Macumba In Budapeste, que mistura a batida latina com uma melodia clássica e alguns efeitos de teclado dando um ar mais Pop. Na sequência, Mr Szabo começa com um dedilhado característico de Santana e uma batida rápida numa combinação que em alguns momentos lembra até um pouco a música brasileira.

Fechando o disco temos Eres La Luz, a única faixa com vocal no disco, que é cantada parte em espanhol, parte em inglês, num estilo muito parecido com o que ele fez nos disco Shaman e Supernatural, Canela, voltando ao instrumental lento e solado, e por último, Ah, Sweet Dancer, com um lindo solo de piano, no estilo clássico encerrando de forma até inusitada esse excelente disco recheado de estilos diferentes!

Mais uma boa surpresa que encontrei por um preço ótimo na BRJ discos na Av. Paulista. Não me canso de dizer, se estiver passando por lá, não deixe de dar uma fuçada nessa pequena, porém simpática loja de discos numa das avenidas mais importantes de SP. Tem muita coisa boa lá que você não encontra nem nas gigantes do gênero como FNac e Saraiva! Quanto ao disco, pode comprar no escuro (como eu fiz), que não vai se arrepender!

Lista de Músicas:

01 – Shape Shifter
02 – Dom
03 – Nomad
04 – Melatron
05 – Angelica Faith
06 – Never The Same Again
07 – In The Light Of A New Day
08 – Spark Of The Divine
09 – Macumba In Budapest
10 – Mr. Szabo
11 – Eres La Luz
12 – Canela
13 – Ah, Sweet Dancer

Onde: BRJ Discos (Av. Paulista, 657)

Quanto: R$11,90

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário