terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CD – Nirvana – Nevermind

Hoje falamos de um disco que mudou para sempre a cara do Rock e que trouxe à tona a cena do Rock Alternativo de Seattle e o movimento Grunge, e apresentou entre outras bandas o Alice In Chains, o Soundgarden e o Pearl Jam. Foi com o clipe de Smells Like Teen Spirit que a banda de Kurt Cobain e Dave Grohl explodiu para o mundo através da MTv tirando o rock alternativo das garagens e pequenos clubes para os megashows quebrando tudo com toda a energia e a rebeldia que os adolescentes dos anos 90 precisavam!

O disco começa já com o peso de Smells Like Teen Spirit, a música que fez o Nirvana entrar para as paradas de sucesso no rádio e na TV e que dispensa maiores comentários seguida por In Bloom, com um começo pesado com as guitarras rasgadas até a entrada do vocal quando o ritmo dá uma baixada ficando apenas voz, baixo e bateria voltando a ficar pesada na parte do refrão e Come As You Are, outra que ficou bem famosa após o hit de “Smells” ficar saturado.

Breed tem uma cara mais punk com uma batida rápida e um baixo distorcido enquanto Lithium é outra que também alterna momentos mais leves ficando mais pesada e agressiva na hora do refrão. Polly é uma faixa mais suave, quase acústica com uma batida lenta como uma balada saindo um pouco dos riffs pesados. Territorial Pissings começa com umas falas distorcidas parecendo uma rádio mal sintonizada antes de entrar a música com bateria, guitarra e voz à toda velocidade e Drain You segue um pouco mais o estilo de Smells e Lithium.

Mais para o final temos Loung Act, com uma levada mais rock n’ roll e um vocal “limpo” de Cobain muito parecida com o que Dave Grohl faz atualmente no Foo Fighters seguida de Stay Away, outra faixa super veloz. Fecham o CD On A Plain, outra com cara de Punk Rock e Something In The Way, música bem lenta, contrastando com o peso e a velocidade do resto do disco, mas com uma bela melodia acompanhada de um vocal melancólico de Kurt.

Um disco que mesmo que você não goste tanto do estilo, vale a pena ter na coleção, até pela importância que foi dada a ele posteriormente. Recentemente foi lançada uma edição comemorativa de 20 anos de lançamento do Nevermind, com disco bônus e material inédito que ainda é possível encontrar por aí com facilidade. Registro histórico de uma banda que durou pouco, mas que fez muito para o rock!

Lista de Músicas:

01. Smells Like Teen Spirit
02. In Bloom
03. Come As You Are
04. Breed
05. Lithium
06. Polly
07. Territorial Pissings
08. Drain You
09. Lounge Act
10. Stay Away
11. On A Plain
12. Something In The Way 

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capa do CD



Nenhum comentário:

Postar um comentário