quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CD – Metallica – In Concert (ao vivo)

Mais um CD ao vivo daqueles não oficiais que normalmente são puxados de DVD, dessa vez do Metallica. Como sempre, o CD não oferece informações no encarte além do nome das músicas, mas pelo repertório da para ver que foi gravado durante a turnê do “Black Album” já que nenhuma música dos discos seguintes figura no setlist. Em contrapartida, algumas músicas raras de se ouvir ao vivo como Welcome Home (Sanitarium), Whiplash e Harvester Of Sorrow fazem o CD valer a pena. A lamentar apenas a ausência de One, o primeiro grande hit da banda.


Disco 1

O disco 1 já começa bem com Enter Sandman logo de cara, o sucesso que alavancou de vez o Metallica como uma das grandes bandas do Trash americano seguida pela porrada de Creeping Death. A primeira música do famoso And Justice For All aparece com a ótima Harvester Of Sorrow acompanhada da emblemática Welcome Home (Sanitarium) do Master Of Puppets com sua longa introdução instrumental cheia de melodia e o vocal que começa suave até a música entrar na parte pesada do refrão.


A sequência que vem depois é praticamente inteira do “Black Album” com o outro hit Sad But True, Whatever I May Roam e Of Wolf And Man. Para quebrar um pouco o ritmo vem a balada The Unforgiven com uma bela introdução de violão antes de entrar o dedilhado tradicional da música que dura quase 7 minutos. A faixa seguinte mostra 12 minutos de virtuose pura com os solos de baixo e guitarra antes de fechar o disco com mais uma faixa do “Black” com a rapidíssima Through The Never.


Disco 2

Se o disco 1 foca mais no álbum mais recente da época, o 2 é uma viagem pelos primórdios da banda já abrindo com duas faixas do clássico Ride The Lightning; a ótima From Whom The Bell Tools com sua batida forte e as guitarras numa mistura de distorção e wah-wah seguida pela não menos empolgante Fade To Black, um pouco mais lenta e melódica. Na sequência temos Master Of Puppets, que dispensa maiores comentários acompanhada de Seek & Destroy numa versão com mais de 15 minutos!

Continuando o show temos Whiplash com muito peso e velocidade que é quebrada com a balada Nothing Else Matters também com uma longa introdução tocada no violão. A sequência que fecha o CD tem músicas pouco ouvidas ao vivo atualmente começando com o medley Am I Evil?/Last Caress do antigo EP Garage Inc., passando por Damage Inc. e Motorbreath do Master e Kill’Em All respectivamente e fechando com mais uma do Garage, Breadfan.


Achei esse bootleg numa banca de jornais próximo ao parque da aclimação, em São Paulo por um bom preço por ser um disco duplo. A qualidade do áudio é razoável, mas dá para ouvir bem e ter uma boa noção de como eram as performances da banda na época ainda com o baixista Jason Newsted. De qualquer forma, recomendo apenas se você for muito fã do Metallica, caso contrário, pode passar batido.


Lista de Músicas:
Disco 1                                                                  
01 – Enter Sandman
02 – Creeping Death
03 – Harvester Of Sorrow
04 – Welcome Home (Sanitarium)
05 – Sad But True
06 – Wherever I May Roam
07 – Of Wolf And Man
08 – The Unforgiven
09 – Bass/Guitar Solo
10 – Through The Never

Disco 2                                                                  
01 – From Whom The Bell Tools
02 – Fade To Black
03 – Master of Puppets
04 – Seek and Destroy
05 – Whiplash
06 – Nothing Else Matters
07 – And I Evil/Last Caress
08 – Damage Inc
09 – Motorbreath
10 – Breadfan


Onde: Banca Parque das Letras – Aclimação

Quanto: R$19,00 

Capa do CD
Metallica1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário