quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CD – Raul Seixas – Metrô Linha 743

Primeiro post do blog sobre o “Pai” do Rock Nacional, Raul Seixas. Metro Linha 743, lançado em 1984 pela Som Livre, traz um Raul um pouco mais acústico com várias faixas mais focadas no R&B e sem tantos efeitos ou guitarras, mas sem perder a musicalidade brasileira que sempre caracterizou sua obra. Polêmico como sempre em suas letras questionadoras, a faixa Mamãe Eu Não Queria chegou a ser censurada por um tempo devido ao seu conteúdo político.

O disco abre com a faixa título, basicamente acústica, com Raul contando a história dos “caçadores de cabeça”, canibais que comem o cérebro de pessoas ainda vivas. Na sequência, Um Messias Indeciso, uma bela canção falando de religião, seguida da bem humorada Meu Piano. Quero Ser O Homem Que Sou mostra um estilo voltado para o country, novamente com o violão em destaque.

O disco segue com Canção do Vento, com uma batida simples no violão e um vocal acompanhado com um coro feminino em alguns momentos seguida pela bem humorada Mamãe Eu Não Queria, onde Raul critica abertamente a ditadura e a obrigatoriedade de prestar o serviço militar. Mas I Love You (pra ser feliz) é uma balada com toques de blues suave seguida pela ótima Eu Sou Egoísta com uma levada mais rápida e um vocal mais agressivo.

Fechando o disco temos O Trem Das Sete, uma balada poética que tem boa parte cantada em coro no início e A Geração Da Luz, uma das melhores do disco, com uma pegada R&B recheada de metais e uma levada blues na guitarra. Na versão que comprei ainda consta a faixa-bônus Anarkilópolis, em que Raul conta uma história tipo faroeste intercalada com trechos de Cowboy Fora Da Lei numa versão bem humorada. Um dos grandes discos do mestre do Rock Nacional, obrigatório para qualquer um! Recomendo!

Lista de músicas:
01. Metrô Linha 743
02. Um Messias Indeciso
03. Meu Piano
04. Quero Ser O Homem Que Sou
05. Canção do Vento    
06. Mamãe Eu Não Queria         
07. Mas I Love You (Pra Ser Feliz)
08. Eu Sou Egoísta
09. O Trem Das Sete
10. A Geração Da Luz
11. Anarkilópolis (Cowboy Fora Da Lei-Parte 2)*
*Faixa bônus

Onde: Submarino.com

Quanto: R$13,90

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário