sexta-feira, 11 de abril de 2014

CD – Page&Plant – No Quarter

Disco lançado na década de 90, com o resultado da reunião de Jimmy Page e Robert Plant fazendo releituras de clássicos do Led Zeppellin em versões inusitadas, além de algumas faixas inéditas com influências da música marroquina, já que uma parte das apresentações se deu no Marrocos, e as outras em Londres e no País de Gales. O disco conta com 14 faixas, das 17 originais que aprecem na apresentação completa em DVD.

O disco começa com Nobody’s Fault But Mine numa versão leve e cadenciada só com voz, percussão e violão além de alguns outros instrumentos como cítara e acordeom seguida por mais 3 clássicos do Led Zeppellin; Thank You, numa belíssima interpretação de Robert Plant e a música que deu nome ao disco, No Quarter, que conta com um vocal distorcido acompanhado somente da guitarra e Friends, numa levada mais psicodélica com direito a flauta e tudo mais.

O disco segue com as duas músicas inéditas, influenciadas pelo som do Oriente Médio com Yallah, numa batida tribal, acompanhada de um riff rasgado de Page e o vocal sempre competente de Plant, seguida por City Don’t Cry, que começa com um solo de cordas, seguida de palmas da plateia e a voz de Robert Plant cantando espontaneamente acompanhado de outro vocalista cantando em algum dialeto local. Na sequência uma versão excelente de Since I’ve Been Loving You, ainda mais blues que a original.

The Battle Of Evermore começa com uma flauta daquelas de levantar a cobra do cesto de palha antes de entrar um dedilhado de violão e a voz de Plant acompanhado de uma voz feminina excelente. A seguir, outras duas faixas novas com Wonderful One e Wah Wah, ambas também com forte influência da música local e com um estilo semelhante às outras duas já citadas.

O disco fecha com a balada That’s The Way focada apenas na voz e no violão, Gallows Pole num ritmo um pouco mais acelerado, mas também acústica assim como o blues rápido de Sticks. Por fim, uma versão de mais de 12 minutos do clássico Kashmir, com Plant entoando o refrão no início e com uma guitarra distorcida ao fundo, dando uma roupagem um pouco diferente para uma faixa das mais conhecidas, mas sem perder a identidade como os arranjos orquestrados que a imortalizaram!

Comprei recentemente esse disco quando encontrei por um bom preço nas Lojas Americanas, e apesar de não ser nenhum lançamento, já que é um álbum prestes a completar 20 anos (foi lançado em novembro de 94) ainda é muito bom de se ouvir. Assisti a um show dessa turnê no Hollywood Rock de 1996 no Estádio do Pacaembú em SP, com direito a abertura do Black Crowes. Um disco histórico, recomendo!

Lista de músicas:
01 – Nobody’ Fault But Mine
02 – Thank You
03 – No Quarter
04 – Friends
05 – Yallah
06 – City Don’t Cry
07 – Since I’ve Been Loving You
08 – The Battle Of Evermore
09 – Wonderful One
10 – Wah Wah
11 – That’s The Way
12 – Gallows Pole
13 – Four Sticks
14 - Kashmir

Onde: Lojas Americanas - Gonzaga, Santos

Quanto: R$16,90

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário